Trabalho de Introdução a Didáctica de Desenho 2

 

1. Introdução

Didáctica de Desenho é uma disciplina que estuda o processo de ensino e aprendizagem, ao nível do estudo da disciplina de Desenho e é relacionada, com o fim de enaltecer os resultados da aprendizagem.

Todo o processo de ensino, tal como toda a actividade que se espera desencadear carece de uma planificação. Sendo assim, no PEA, o acto de planificação vai desde o processo de dosificação dos conteúdos contidos no programa de ensino, a planificação quinzenal e planificação de uma aula, como forma de direccionar de forma eficaz o Processo de ensino e aprendizagem. 

Desta forma, pode-se esperar com expectativas resultados concisos de um processo em que o professor e o aluno reconhecem as vantagens de estarem submetidos

O trabalho, tem como carácter avaliativo e surge no âmbito de realização da Io actividade de campo, na cadeira de didáctica de desenho, na Universidade Católica de Moçambique no Instituto de Educação à 

Distancia e está estruturado pela introdução, desenvolvimento, conclusão e revisão bibliografia.

Para tal, o trabalho, tem como temas: 

Introdução a Didáctica de Desenho 2, PEA (organização), 

PEA (Objectivos), 

Programa de ensino (Concepção da elaboração, analise, aplicação; revisão), 

Dosifcação (Estrutura e composição), 

Dosificação (Classificação dos elementos que a compõem), 

Plano de aula (Definição/tipos) e Plano de aula (Estrutura e composição).


* Objectivo geral:

- Analisar o Processo de Ensino e Aprendizagem (organização).

* Objectivos específicos:

- Reconhecer o Programa de ensino (Concepção da elaboração, analise, aplicação; revisão);

- Classificar os elementos que a compõem a Dosifcação e planificação;

-Estruturar a composição de plano de aula.

 

 1. Introdução a didáctica de desenho 2

 1.1.Conceito básico de desenho didáctico

A Didáctica de Desenho é uma disciplina que estuda o processo de ensino e aprendizagem, ao nível do estudo da disciplina de Desenho e é relacionada, com o fim de enaltecer os resultados da aprendizagem.

 

1.2 Os elementos que constituem o processo didáctico de ensino e aprendizagem e sua classificação

 Todo o processo de ensino, tal como toda a actividade que se espera desencadear carece de uma planificação. 

Sendo assim, no PEA, o acto de planificação vai desde o processo de dosificação dos conteúdos contidos no programa de ensino, a planificação quinzenal e planificação de uma aula, como forma de direccionar de forma eficaz o Processo de ensino e aprendizagem. 

Desta forma, pode-se esperar com expectativas resultados concisos de um processo em que o professor e o aluno reconhecem as vantagens de estarem submetidos:

 

a) Dosificação dos conteúdos - é uma arte de Planificar, na qual os conteúdos contidos no programa de ensino que é anual, são repartidos de forma sequencial, por um período de tempo estabelecido, de acordo com o sistema de educação do país ou local de ensino. 

Neste caso, a dosificação é trimestralmente de acordo com a sua disposição sequencial no programa de ensino. 

Na dosificação são observados os conteúdos, a carga horária de cada um, os objectivos que são esperados finda a leccionação do conteúdo e a unidade temática da qual o conteúdo fora extraído.

 Contudo, dosificação é uma visão macro da planificação;

 b)Planificação, Segundo (Cabral 2001: 263) afirma que na formação dos objectivos (Gerais; específicos e operacionais) determina os conteúdos e unidades didácticas, estratégias, actividades, recursos materiais, o tempo e o lugar do processo de ensino e aprendizagem, e finalmente o tipo de avaliação. 

Toda planificação parte do princípio de que é possível prever e, ate certo ponto dominar uma acção futura.

 c)Aula, Segundo Libaneo, é o decurso de um processo de ensino e aprendizagem, no qual interagem os elementos que o compõem, dos quais o professor e o aluno são os dinamizadores. 

A aula num processo pode decorrer em qualquer lugar ou mesmo numa sala como um lugar convencional.

 d)Avaliação, Libaneo diz que, avaliar é averiguar os objectivos formulados na planificação se foram ou não atingidos. 

Avaliar é diferente de classificar, porque a avaliação tem a função formativa, diferente da classificação que tem a função selectiva.

 e) Objectivos - São meta, resultados esperados de um processo de ensino e aprendizagem. os objectivos estão patentes em todas as fases, generalizando-se e particularizando-se, de acordo com a intenção da acção. 

Os objectivos determinam de antemão os resultados esperados do processo entre o professor e aluno, determinam também a gama de habilidades e hábitos a serem adquiridos. 

Os conteúdos formam a base da instrução. O método por sua vez é a forma com que estes objectivos e conteúdos serão ministrados na prática ao aluno.

 

1.3 Importância da didáctica de desenho no Processo de Ensino e aprendizagem

 Segundo (BASTOS, 2011 p. 45). Designa que para melhor abordagem científica no ensino a adopção de recursos didácticos é um dos meios em que o educador pode recorrer para trabalhar de forma mais adequada em sala de aula. 

O uso dos recursos didácticos pode despertar o interesse do educando pela ciência. “Os materiais didácticos são muitos importantes e servem como meios para auxiliar a docência, buscando mais significância e positividade”.

 

2. Unidade II- processo de ensino e aprendizagem (organização)

 2.1 Processo de ensino e aprendizagem

Segundo o Libaneo é uma sequência de actividades do professor e dos alunos tendo em vista a assimilação de conhecimentos e habilidades.

Destaca a importância da natureza do trabalho docente como a mediação da relação cognoscitiva entre o aluno e as mateiras de ensino. 

Ainda coloca que ensinar e aprender são duas facetas do mesmo processo, que se realiza em torno das matérias de ensino sob a direcção do professor.


2.2 Os componentes do processo de ensino e aprendizagem.

 Segundo Libâneo os elementos constitutivos da Didáctica no Processo de Ensino e Aprendizagem são:

1. Conteúdos/matérias;

2. Professor (acção de ensinar);

3. Aluno (acção de aprender).


2.3 A Descrição e interpretação dos componentes do processo de ensino e aprendizagem.

 1. Conteúdos/matérias

Conteúdos: Ė o conjunto de conhecimentos, habilidades, hábitos, modos valorativos e atitudes, organizados pedagógica e didacticamente, buscando a assimilação activa e aplicação prática na vida dos alunos.

 

1.1Critérios de selecção dos conteúdos:

- Correspondência entre os objectivos gerais e os conteúdos.

- Carácter científico.

- Carácter sistemático.

- Relevância social.

- Acessibilidade e solidez.

 

2. Professor (acção de ensinar)

Segundo Libâneo, antigamente o docente/professor era considerado como detentor de conhecimentos, indicado como transmissor, e carregado de ditadura como forma de transmitir de forma forçada o conhecimento que os alunos não tinham. 

Agora, nas sociedades actuais, com o avanço da didáctica, pode-se compreender que o professor existe como mediador de um conhecimento estruturado, do qual os alunos já o tenham, mesmo de forma não estruturada. Logo, no Processo de Ensino e Aprendizagem, em que o professor é uma figura

 moderadora deve ter uma tendência de estimular a reacção interactiva dos alunos, e não sujeitar-se ao erro de pensar que os alunos/estudantes “não sabem nada”, e achando que a solução é descarregar os conhecimentos, procedimentos esses que estão opostos à didáctica. 

Sendo assim, o autor identifica cinco momentos da acção didáctica desenvolvida pelo docente/professor, no Processo de ensino e aprendizagem:

- Orientação inicial dos objectivos de ensino aprendizagem;

- Mediação/assimilação da matéria nova;

- Consolidação e aprimoramento dos conhecimentos, habilidades e hábitos;

- Aplicação de conhecimentos, habilidades e hábitos;

- Verificação e avaliação dos conhecimentos e habilidades.

 

3. Aluno (acção de aprender).

Ė Indivíduo que recebe formação e instrução de um ou vários professores ou mestres para adquirir ou ampliar seus conhecimentos, geralmente nas áreas intelectuais. Por vezes, usa-se o termo aluno como sinónimo de estudante, uma pessoa que se ocupa do estudo, relativas a um aprendizado de qualquer nível. 

No entanto, o estudo pode ser uma actividade individual, sem recurso a professores. Faz-se distinção, portanto, entre aluno e estudante.

 

3.Unidade III- processo de ensino e aprendizagem (objectivos)

 3.1 Objectivos educacionais 

São aqueles que determinam de antemão os resultados esperados do processo entre o professor e aluno, determinam também a gama de habilidades e hábitos a serem adquiridos. 

Já os conteúdos formam a base da instrução. O método por sua vez é a forma com que estes objectivos e conteúdos serão ministrados na prática ao aluno. 

Os objectivos agrupam-se em gerais e específicos, e por sua vez os específicos em Cognitivos; Afectivos e psicomotores.

 
3.1.1Relação com a aprendizagem de Desenho e educação visual         

  3.2 Escolha de tema no programa de ensino de Desenho e Formulação dos objectivos

Tema:

Objectivos Específicos:


4. Unidade IV- programa de ensino (concepção da elaboração, analise, aplicação; revisão)
 

4.1 Programa de ensino - é um documento normativo do sistema nacional de educação, dividido em disciplinas e por níveis de aprendizagem, do qual o professor/pedagogo deve recorrer para extrair matérias/conteúdos de ensino, para que de acordo com a organização patente, pousa recorrer referências bibliográficas sustentadoras das matérias necessárias.

 

4.2 Concepção do programa de ensino e sua natureza

Geralmente, para a concepção de um programa de ensino, os peritos de educação de uma determinada comunidade, em sintonia com o povo do local, desenham tendo em conta os desafios e necessidades do povo habitante. 

O programa de ensino reflecte um plano curricular por disciplinas, e este deve abordar assuntos de necessidade do povo em que esta sujeita e que lhe diz respeito. 

Outras matérias que são tomadas em consideração num programa de ensino são de natureza geral (Teoria geral), as quais todas as comunidades podem ter acesso e por ela o nível de desenvolvimento nota-se de forma multilateral.

 

4.3 Os pontos focais de revisão de programa de ensino

 

 5. Unidade V- Dosifcação (estrutura e composição)

 Dosificação - é uma divisão em doses, do programa de ensino, de uma determinada disciplina.

Geralmente considera-se dosificação trimestral, isto é, dividir o programa de ensino em três partes que correspondem a 1 (um) ano lectivo.

 

 5.1 Constituição de uma dosificação

Os constituintes de uma dosificação são:

1. Cabeçalho: Escola, Disciplina, Classe / Ano/ Trimestre

2.Quadro Descritivo

 

Semana

Unidade

didáctiva

Horas

Objectivos

Específicos

Conteúdos

Competências

básicas

Obs

 

 6. Dosificação

 Escola Secundária Lalaua / ZIP – CIDADE DE NAMPULA

Disciplina: Desenho e Geometria Descritiva (DGD)

11ª Classe / 2021  I -Trimestre

 

Semana

Unidade

Didáctica

Horas

Objectivos

Específicos

Conteúdos

Competências

básicas

Obs.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Dosificação em anexo

 

6. Unidade VI- Dosificação (Classificação dos elementos que a compõem)

Classificação dos elementos que constituem uma dosificação

- Dosificação é Constituída por: Unidade Didáctica; Temas De Cada Unidade Didáctica; Horas Lectivas Previstas Para Cada Unidade Didáctica; Objectivos Esperados Depois Da Aprendizagem De Cada Unidade; Competências Que Poderão Ser Adquiridas Quando Aprendida Cada Unidade; E O Período/Semana Em Que Cada Unidade Pode Decorrer.

 

- Unidade Didáctica é um conjunto de temas/conteúdos didácticos de ensino, que pode ocorrer na mesma linhagem de sequência lógica em níveis de aprendizagem. 

Do mesmo modo, as unidades didácticas são dispostas em níveis de aprendizagem, que possibilitam a compressão final de um todo programa, partindo do mais simples para complexo.

 

- Conteúdos/Temas é uma dimensão geral dos conteúdos, que se decompõem em partes (temas) específicas, que são tomadas como temas de aulas.

 

- Horas lectivas previstas para Cada Unidade Didáctica- são uma designação que se faz ao tempo do decurso de uma aula.

Sendo assim, no sistema nacional de educação, para níveis primário, secundário e pré -Universitários, uma hora lectiva é composta por 45 minutos de lição.

 

- Objectivo: É uma designação que se dá às metas ou intenções que se determinam para seu alcance. No processo de ensino e aprendizagem, a partir do princípio de concepsão de um programa de ensino,

 como anteriormente se abordou, existem certas previsões do resultado da aprendizagem, que é uma exigência que surge do local onde o currículo/programa é concebido e aplicado. 

Por sua vez, os temas que decifram em formas de acções particularizadas, que futuramente se unificam e formam um conhecimento sintético, possuem metas particulares e preliminares, que são válidas no decurso da aprendizagem daquela matéria;

 

- Competências são habilidades que um indivíduo possui 

Competências no processo de ensino e aprendizagem que o aprendiz, aluno ou estudante mostram, no decurso de aprendizagem de uma determinada matéria. 

Em outras palavras, pode-se dizer que os alunos demonstram ao longo da aula em forma de competência, a concretização dos objectivos predefinidos para a aula.

 

Relação (conteúdo/tempo/objectivos/competências)

 - Relação (objectivos/conteúdo)

 Objectivo é o que se espera que a turma aprenda em determinadas condições de ensino enquanto Conteúdo é o conjunto de valores, conhecimentos, habilidades e atitudes que o professor deve ensinar para garantir o desenvolvimento e a socialização do estudante.

  

7.Plano de aula (Definição/tipos)

 Plano de aula- é um instrumento que direcciona o processo de ensino e aprendizagem, em que nele o professor prevê a sua actividade como docente; as actividades dos alunos em cada momento didáctico, cada conteúdo que será apresentado, o tempo para cada conteúdo/acção, os objectivos e competências esperadas nesse processo.

 

Tipos de plano de aula

Quanto a função, os planos de aula classificam-se:

1- Plano de aula normal é contínuo e diferencia-se um do outro quanto a diferença dos conteúdos, mas a sua estrutura é mesma.

2- Plano de aula do tipo avaliação não é totalmente diferente do plano de aula normal, diferenciando-se no tocante a inclusão das funções didácticas.

No plano de avaliação entram funções reduzidas porque o fim do plano é meramente avaliação, o qual finalmente constitui a função didáctica dessa aula.

Quanto a natureza os planos podem ser:

- Plano esquemático: Apresenta o cabeçalho e a tabela ilustrativa dos momentos da aula, as funções didácticas da aula, os conteúdos da aula em forma de títulos; as actividades do professor e as dos alunos e o tempo para cada actividade.

- Plano descritivo: é aquele que apresenta o cabeçalho; a Tabela ilustrativa e os anexos dos conteúdos descritos na tabela;

 

8. Plano de aula (estrutura e composição)

 a)Estrutura de um plano de aula

O plano de aula, esta estruturada pelo cabeçalho; objectivos da aula; uma tabela descritiva e ilustrativa (dos conteúdos, agentes, materiais, momentos, tempos de uma da aula) e um conjunto de conteúdos em anexo, que sustentam a aula, sob uma ligação lógica com o indicativo dado na tabela descritiva.

 

b) Relacione os elementos que compõem um plano de aula.

  

c) Elaboração de plano de aula

 

Escola Secundária de Lalaua-Sede     

Tipo de aula: teoria e prática

Data: 28 de Maio de 2021                                                             

Duração:45 min

Disciplina: D.GD   

Objectivos específicos: O aluno deve:

U.D-                                                                                            -

Tema:                                                                                        -

                                                                                                                                                           

T

F.D

Met. D

Conteúdo

Actividade do

Meios

obs

professor

aluno

 

I/M

 

 

 

 

 

 

 

M/A

 

 

 

 

 

 

 

D/C

 

 

 

 

 

 

 

C/A

 

 

 

 

 

 

 

Plano de aula em Aqui

 

 Conclusão

Sintetizando, duma forma geral de acordo o trabalho feito, conclui-se que a Didáctica de Desenho é uma disciplina que estuda o processo de ensino e aprendizagem, ao nível do estudo da disciplina de Desenho e é relacionada, com o fim de enaltecer os resultados da aprendizagem.

Todo o processo de ensino, tal como toda a actividade que se espera desencadear carece de uma planificação. 

Sendo assim, no PEA, o acto de planificação vai desde o processo de dosificação dos conteúdos contidos no programa de ensino, a planificação quinzenal e planificação de uma aula, como forma de direccionar de forma eficaz o Processo de ensino e aprendizagem. 

Desta forma, pode-se esperar com expectativas resultados concisos de um processo em que o professor e o aluno reconhecem as vantagens de estarem submetidos sendo elas, a Dosificação dos conteúdos, planificação, aula, avaliação e objectivos.

Processo de ensino e aprendizagem, Segundo o Libaneo é uma sequência de actividades do professor e dos alunos tendo em vista a assimilação de conhecimentos e habilidades. 

Destaca a importância da natureza do trabalho docente como a mediação da relação cognoscitiva entre o aluno e as mateiras de ensino. Ainda coloca que ensinar e aprender são duas facetas do mesmo processo, que se realiza em torno das matérias de ensino sob a direcção do professor.

 

9- Referências Bibliográficas 

- Módulo de Didáctica de Desenho 2/3 da UCM-CED

- BORDENAVE, J. D. & PEREIRA, A. M. (1998); Estratégias de ensino- aprendizagem. 19.ed. Rio de Janeiro, Petrópolis e Vozes,

- CARVALHO, I. M. (1987) O processo didáctico. 6.ed. Rio de Janeiro, Editora da Fundação Getúlio Vargas,

- LIBÂNEO, J. C. Didáctica. (1994); São Paulo, Editora Cortes, Colecção Magistério 2º Grau, Série Formação do Professor,

- NÉRICI, I.G. Introdução à didáctica geral. 13.ed. Rio de Janeiro, Editora Científica, vol.1, s/d.

-ZABALZA, M . A. (1994); Planificação e desenvolvimento curricular na escola. 2.ed. Rio Tinto, Edições ASA.

Trabalho de Didáctica de Desenho UCM


Enviar um comentário

0 Comentários