Como é que um docente N4 ou N3 pode fazer licenciatura em 2022

As 10 dicas de estudo para docentes N4 e N3

Como é que um docente N4 e N3 pode fazer licenciatura com o salário magro?

Entenda isso de uma vez para todas logo abaixo:

Neste artigo vou mostrar as dicas de como fazer licenciatura com apenas pouco dinheiro.

Muitos professores têm receio se da continuar com os seus estudos ou não. Essa é a razão que me levou a escrever este post.

Conheça o perfil de um professor moçambicano LER
Vou partilhar convosco a minha experiência desde o começo que é o primeiro ano até o último ano de licenciatura.


10 DICAS DE ESTUDO PARA PROFESSORES/DOCENTES N4 ou N3.


Para se ingressar no ensino superior não precisa possuir muito dinheiro, muito menos ter salário avultado, até que muitos fazem licenciatura com pouco dinheiro e na maioria dos casos são pessoas que não tem emprego no estado. 


Eu tenho amigos que fizeram licenciatura vendendo chinelos na rua com uma renda diária de 150 meticais. 

O mais importante é foco e determinação Leia até no final.

Os docentes das categories N4 e N3 actuais recebem pouco dinheiro, que por sua vez este não chega até para comprar roupa, porque o professor deve se vestir bem partindo pelo pressuposto de que este é o espelho da Sociedade.

Cerca de 20% dos docentes N4 e N3 em Moçambique se inscrevem a cada final do ano nas diferentes universidades do país, desde o ensino a distância assim como o ensino presencial, mas a outra taxa indica que dos 20%, 8% chega a desistir no primeiro ano, 4% no segundo ano, 3% no terceiro ano, ficando apenas 5% até a conclusão dos cursos.

Observação

A estatística acima é apenas fruto das hipóteses e não constitui um número verdadeiro, por isso se acalme e continue a ler os trechos abaixo. E o teu comentário  lá em baixo será digno de louvores.

Todo mundo sabe que os professores do ensino primário trabalham muito e recebem pouco comparativamente aos docentes do ensino secundário que trabalham com alunos minimamente preparados.

NOTA:

Esta situação na maioria dos casos, chega a encorajar muitos N4 e N3, a arriscarem a suas migalhas que só apenas servem para pagar lanche das primeiras duas semanas após os salários à se ingressarem no ensino superior como tentativa de querer mudar o padrão de vida.


DOCENTE  N4 ou N3 PODE FAZER LICENCIATURA COM  Salario magro? 

Esta é uma pergunta que muitos docentes gostariam de obter a sua resposta adequada.
Eu te garanto que se você pular este artigo poderás até fazer licenciatura sim, nos teus sonhos a dormir com tua esposa.

Mas si você ler este artigo até no final eu te garanto que este ano estarás no primeiro e teus sonhos de erguer uma casa tipo 3 ou outro parecido poderá se tornar em realidade.

Só para deixar um pouco claro que o fazer licenciatura não significa que a tua vida vai mudar, muito pelo contrário quando mais o salário aumenta mais despesas e dificuldades na gestão do dinheiro aparecem.

Alguns trechos do livro pai rico pai pobre:

Os professores querem um aumento, o que provoca um aumento dos impostos e assim por diante. Logo, logo, a disparidade entre ricos e pobres será tão grande que surgirá o caos e outra civilização entrará em colapso. (ROBERTT. KIYOSAKI SHARON L. LECHTER p.58) “Então por que você não é rico, papai? – Perguntei.“-Porque resolvi ser professor. Os professores não estão muito preocupados em ficar ricos.” (ROBERTT. KIYOSAKI SHARON L. LECHTER p.26) BAIXAR O LIVRO PAI POBRE PAI RICO
As dicas que vou deixar aqui já serviram para vários docentes do distrito onde eu leciono até então, não estou me vangloriando, mas com todo orgulho posso afirmar categoricamente que sou um modelo e exemplo vivo de muitos docentes N4.


1.      DECISÃO

Seja decisivo, acima de tudo corajoso, Todo profissional precisa ter coragem, pois "o homem que evita e teme a tudo, não enfrenta coisa alguma, torna-se um covarde" (Kombo, p.23 apud Aristóteles).  Segundo Barros (2010,p.8) apud Rachman (1984), falar de coragem é falar do medo a ser superado.
 

A coragem nos ajuda a reagir às críticas, quando injustas, e a nos defender dignamente quando estamos cônscios de nosso dever.

Nos ajuda a não ter medo de defender a verdade e a justiça, principalmente quando estas forem de real interesse para outrém ou para o bem comum.

A tua licenciatura será um bem comum adquirido, você precisa de coragem porque muita coisa vira enfrente, muitos obstáculos e acima de tudo frustrações, mas lembre-se que tudo no final terá válido a pena.

2.      DOMESTIQUE A TUA FAMÍLIA

n4docentes para estudo de Dicas

 
Para professores (as) casados (as): Antes porém é bom informar a tua parceira ou o teu parceiro quais são os teus objectivos. Informe ele ou ela que você pretende voltar aos estudos, para que tudo corra bem.

Pois vais precisar de dispensar certo tempo com ele (a) e com as crianças se este for o teu caso, para os encontros de estudo com colegas.

Ao informar tua parceira independentemente de aceitar ou não lembre-se da dica número 1 você deve ser decisivo (corajoso) porque ao longo dos teus estudos muitos obstáculos irão aparecer full time.

Poderás também informar os possíveis benefícios apos a licenciatura como forma de garantir o teu passaporte a faculdade. 

Se você é da família paupérrima ou então pobre e ela confia 100% em você, domestique ela, informe que você precisa voltar com os estudos pra poder dar assistência eficiente até que você pode aproveitar distribuir enxadas se possível novas pois não podemos alimentar bando de preguiçosos em pleno século XXI.


3.      ELIMINE OS TEUS VÍCIOS 

sitiodeensino.com docente n4
Se você fuma com certeza terá que diminuir o número de palitos consumidos diariamente.
 Se você bebe terá que diminuir o número de copos ou garrafas, se tu levas o sexo como um desporto, amigo desculpa mas terá que praticar esta modalidade em casa com a tua esposa.

 Aprenda a valorizar os teus pertences, pois os 4 anos ou 5 vais precisar muito da tua família.

A menos que queiras abandonar a tua esposa no fim da licenciatura. Este assunto de abandonar esposas e esposos, deixe seu comentário lá em baixo.

Porque parar de beber?

Os efeitos de álcool: já foi comprovado que a ingestão abusiva do álcool é prejudicial a saúde humana, para além de trazer problemas sociais e desordem.

Lembre-se você é professor e exemplo da sociedade.

Para além que durante os 4 anos vais precisar de dedicação, isto é se você passa todo tempo nas kangalas (termo usado para referir bares da classe baixa, etc), não terás tempo de fazer lições da faculdade, fazer trabalhos, estudos em grupo, vais perder certa quantidade da tua economia no álcool bebendo.

Não vamos falar do tabaco porque o número de professores fumantes é muito reduzido.

Ao falar de vício muitos olham no trio de vícios mencionados acima, pensando assim, estarás muito enganado (a). 

Se você é aquele homem ou aquela professora que passa todos os meses comprando calçado novo, camisa nova, vestido novo, por ai em diante de loja por loja, boutique em boutique caçando vestuários.

Sinto muito te dizer se você apenas confia no teu salário do professorado N4 ou então se o teu marido não tem dinheiro, vais acumular um montão de dívidas. 

Ao menos que tenhas familiares que venham custear os teus estudos e não precises de ler este artigo.

A dica é gaste pouco, compre o necessário e priorize os teus estudos as tuas propinas, quando esta praga de 4 anos ou 5 terminar, dispense uma certa ocasião para a tua reabilitação como roupas novas e caras. 

Não significa que você esta sujeito a andar sujo ou sem roupa nova, eu disse gaste pouco, se possível até seja caçador das roupas da calamidades ou faça compras intercalares um mês livre das propinas uma roupa, assim sucessivamente.

4.      COMECE NA PRÁTICA

Muitos só pensam, pensam, pensam… mas não vão a prática daquilo que eles pensam.

O mundo não é pra os que pensam e pra os que vão á prática, o mundo e feito de action (Ação) qualquer filme começa com ação, filme de terror, filmes de suspense, drama, de heróis ou filmes cómicos, zumbies, repito todo filme começa com a palavra Ação.

Então pare de pensar vá em frente e veja que quando você não põe Ação muitos obstáculos irão aparecer, meu Deus não se desanime o começo é desanimador.


Quer saber a dica, quando você começar se junte com as outras pessoas com a mesma ideia que a sua ou então aproxime as mais experientes e não seja orgulho.

5.      ALIMENTE-SE BEM

alimentacao sitio de ensino

O outro erro que muitos professores cometem, é castigar as suas esposas alegadamente que estão a estudar, mas antes pelo contrário os estudos mostram que quando você se alimenta bem mais energia tu ganhas e a possibilidade da tua mente ficar concentrada é maior, podendo assim tornar-se mais astuto.

O alimentar-se bem não significa que tu deves gastar muito dinheiro, como eu frisei na dica anterior você precisa gastar racionalmente dando prioridade nas coisas necessárias e importantes, como a alimentação e seu dinheiro de chapa nas viagens aos estudos em grupo, digitação, impressão, encadernação, ou entrega de trabalhos aos centros de recursos para os que estão no ensino a distância.

Repito alimente-se bem, nesta hora de campeonato você precisa de uma alimentação rígida.

6.  SE INSCREVA SEM TOCAR TROMBETAS


Muitos colegas professores cometem sempre este erro, ao agir assim caro professor estas se tornando num iletrado ou analfabeto. 
Saiba que estar na faculdade não é taxativamente fama como você pensa

Por isso que eu digo e repito não toque trombeta antes da hora.

  • 1ª: Você pode se inscrever o teu nome não sair. Diz um provérbio retirado do livro do MARTINEZ: nunca compre fraldas antes da criança nascer. Evita-se acontecimentos ruins.
  • 2ª: E claro que não podemos pensar no pior mas prevenir e sempre bom por isso, seja silencioso
Ao se inscrever numa faculdade/universidade não toque trombetas, a menos que tenhas admitido com o sucesso e tenhas metido ação nos teus estudos ai sim podes contar para os teus amigos. 

Quando eu me inscrevi na faculdade ensino à distância, a única pessoa que sabia do assunto foi meu irmão e minha irmã mais nova, pós foram eles que me encorajaram a persistir.


Porquê eu nunca achei uma grande coisa estar na faculdade, pois o mais importante é você saber usar dinheiro ou fazer com que o dinheiro trabalhe para si.


7.      PERSISTÊNCIA 

persistencia para docentes n4

Muitas pessoas têm dificuldades em acreditar em si mesmas e enfrentar os desafios que a vida impõe.

A persistência é uma característica muito importante, porque está intimamente relacionada com o próprio desenvolvimento pessoal e a superação. 

Você só irá melhorar se fracassar, quando for capaz de aprender com essas experiências e avançar com persistência e determinação suficiente.

8.      SEJA INIMIGO DAS DIVIDAS


As dividas são decepcionantes e criam uma experiência rui nos estudos.

Em torno disso criamos um artigo que fala somente sobre dividas leia.


9.      PAGUE AS PROPINAS DENTRO DOS PRAZOS ESTABELECIDOS

Deixar para próximo mês é uma desculpa esfarrapada, pague no momento em que você recebe, claro priorizando também as tuas compras importantes.

Saiba que ficarás prejudicado ao longo do tempo, porque em torno de tudo isso estarás acumular as dívidas. Veja aqui o prejuízo das dívidas na vida dos estudantes.

10.  MANTENHA-SE FOCADO NOS TEUS ESTUDOS

Para alcançar objetivos em quaisquer âmbitos da vida, dois fatores são determinantes: foco e determinação. 

https://navebook.com/foco-e-determinacao-a-receita-do-sucesso/


Mantenha seus pensamentos nos seus objetivos e seu foco em alcançá-los. Com determinação tudo é possível. 

Em fim se você gostou desta postagem compartilhe com os teus colegas docentes, não apenas docentes n4 como também para aqueles que já terminaram as suas licenciaturas.


MEU NOME: ALVES MÁRIO
CURTA A NOSSA PÁGINA DO FACEBOOK 👇 www.facebook.com/alvesdocs/

Deixe o teu comentário logo abaixo deste post.

Sítio de ensino criado para ajudar os estudantes na construção do conhecimento disponibilizando materiais didáticos, livros em pdf de diferentes classes.

Como fazer licenciatura com salário magro

Tags:
significado de DN3
significado de DN1,
significado de DN2,
significado de dN4
Como é que um docente N4, pode fazer licenciatura com o salário magro?
salario de docentes n4, n3, n2 e n1 em mocambique;
salario de professores.
dicas de estudo para docentes- professores em Mozambique;
vida de professores em mocambique;
Como é que um docente N4, pode fazer licenciatura com o salário magro?
salario de docentes n4, n3, n2 e n1 em mocambique;
salario de professores.
dicas de estudo para docentes- professores em Mozambique;
vida de professores em mocambique;

Enviar um comentário

7 Comentários

  1. Anónimo08:51

    Quer saber? Vocês me ajudaram muito!!
    Eu tava precisando mesmo de algumas dicas pra poder voltar a estudar

    ResponderEliminar
  2. Concordo! Fiz minha licenciatura também como DN4, e na altura o salário ia até 6300 mt, menos 900 para o que foi citado no artigo. Mas a coragem, a racionalização das despesas e vícios, a dedicação e o meu eu fizeram com que terminasse com sucesso!
    Existe algo que ajudou-me a superar os momentos dificies "o meu eu". Segundo um provérbios macua "MUTHU KANITIKINA, ONTIKHINIYA TAATHU" tradução ( pessoa não se desconhece, é desconhecida pelos outros) (autor não conhecido).
    No entanto, é preciso deixar de lado o que as pessoas pensam e falam sobre você, porque somente você sabe onde quer chegar

    ResponderEliminar
  3. Saudações, ilustres colegas, estou muito agradecido pelo encorajamento, já estou decidido a entrar na marcha, fiquei bastante tempo pensando negativamente a respeito deste assunto.
    Queria pedir se não se importar o endereço electronico do autor.

    ResponderEliminar
  4. Ibraimo12:12

    Foi uma descrição detalhada e convincente. Concordo, as preocupações não acabam ate alguém dar o seu último suspiro. É necessário enfrentar e operacionalizar os objetivos a partir de autoconceito e autoconfiança.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O teu comentário foi muito valioso e isso mostra o quão magnifico foi escrever este artigo para um público inteligente como vocês.
      Obrigado Ibraimo

      Eliminar

Deixe o seu comentário aqui