Seminário de capacitação em matérias pedagógicas o perfil do professor


 Introdução  

 Escola Secundária de Namina

Ser professor é uma profissão que exige muito conhecimento, ser professor atualmente tem sido uma profissão bem diferente das outras épocas. 

Esse profissional deve estar sempre atualizando seus conhecimentos. Alem de possuir habilidades para ensinar com diversos métodos. 

É importante que os docentes sejam sempre de acordo com as práticas pedagógicas, levando em consideração o interesse dos alunos e qual o melhor método para passar o conhecimento.



Alem disso o “o professor “ deve utilizar as tecnologias da informação sempre que precisa, tanto em suas aulas, tanto para expandir seus conhecimento, pois os alunos estão cada vez mais críticos e curiosos.


O PROFESSOR

Seg. Guia Da Carreira Ed.2003 pag.147 LISBOA, O professor é o profissional que passa seus conhecimentos para outras pessoas através das ciências, das artes e do uso das tecnologias da informação. Ser professor é umas das profissões mais antigas.
    

O docente possui extrema importância em todas as profissões, pois através dele são formados outros profissionais.

Selon le dictionaire GUIBERT 2007 PAG.99 PARIS, Le professeur c’est un guide d’apprentissage en classe, il oriente l’apprentissage en classe selon ses experience apprise Durant sa formation psichologique.

Leia o nosso artigo: 10DICAS DE ESTUDO PARA DOCENTES N4 .
COMO TER TER LICENCIATURA COM OS 7000,00 METICAIS 👉https://www.sitiodeensino.com/2020/07/como-e-que-um-docente-n4-pode-licenciar.html


Le professeur est vu comme un facilitateur d’apprentissage en classe, mais non pas comme um profissionnel que save ou connece tout.

 Seg. A filosofia contemporânea da aprendizagem Ed. Braga 1907 pag.17, o professor era visto como um conhecedor “sábio” inventor de todo tipo de conhecimento, visto como uma hipótese para solucionar os problemas da sociedade, onde toda a sociedade usava o profissional da educação como um ponto de inspiração, neste caso um espelho da sociedade ou para a sociedade

Na minha prestativa pessoal na qualidade dum profissional da educação, toda essa abordagem em alguns aspetos divergem com aquilo que são as realidades do profissional de educação, uma vez que esses profissionais o “professor” no exemplo moçambicano hoje é visto como a ultima classe dos profissionais da nossa pátria.

O professor perde suas qualidades por insuficiências de meios de trabalho, sejam eles financeiros, morais, culturais, socias, psicológicos, tradicionais, etc. pós essa profissão na atualidade é vista como ultimo recurso dentre outras profissões, profissão mata-fome. 

Pois a própria camada social já perdeu confiança com o professor e ate o próprio educando (o aluno nesse caso), pelas condições de trabalho oferecidas aos educadores.

Formação 


Segundo o site perfildeumbomprofessor.com.net.mz em todas as profissões a boa formação é sempre indispensável. Com os docentes é diferente! PROFESSORRES são os profissionais que formam outros profissionais, por isso a formação destes é tao importante. 

Nas instituições de ensino superior dos pais são oferecidos/ofertados cursos de licenciatura, que são destinados aos alunos que desejam seguir a carreira de educadores.

 Alem disso muitos professores se formam em cursos de bacharelato e passam a exercer a profissão.

Constantes atualizações de conhecimento

Um dos principais desafios da “ profissão de educador ” é constante necessidade de atualização dos conteúdos aprendidos. Profissionais que já possuem uma graduação devem buscar por uma pós-graduação na área em que desejam atuar.


Também é importante que esses façam cursos de reciclagem, pois estão sempre surgindo novas teorias e novos assuntos para serem abordados.

Domínio de diferentes conteúdos


Apesar de atuar em uma determinada disciplina, os professores devem ter domínio de praticamente todos os conteúdos necessita de conhecimentos de outros. 

Também é importante que os docentes tenham domínio de outros idiomas, principalmente o inglês. Em especial os professores que atuam em instituições de ensino superior pós grande parte dos livros e artigos utilizados são na língua inglesa.

Domínio das tecnologias de informação


Com advento das tecnologias de informação no campo da educação os PROFESSORES devem se atentar ao uso das mesmas. Muitos docentes ministram suas aulas através de slides, que é uma maneira mais dinâmica e interativa com os alunos.

Outros utilizam planilhas e gráficos para demostrar resultados obtidos. São inúmeras as tecnologias que podem ser utilizadas em sala de aulas, por isso os professores devem estar aptos a utilizar as mesmas, melhorando suas aulas e a interação com os alunos.

Trabalho em equipa


Professores são profissionais que lidam com diversos tipos de alunos, em diferentes níveis de ensino. Muitas vezes é necessário que os docentes lecionem em conjunto com outros colegas. 

Também é importante a troca de informações entre esses profissionais, pois a turma onde um educador leciona será a turma de um outro colega, Didática de F.L.E ed. 1997 PARIS.

Responsabilidade compartilhada


Os alunos devem sentir quem têm um papel ativo em manter o ambiente escolar seguro e confortável. O professor tem o papel de lembrar que essas responsabilidades serão trabalhadas em conjunto para garantir que o sistema funcione perfeitamente.

A ideia é mostrar aos estudantes que o bom rendimento da sala também depende do esforço deles.

Para facilitar, o professor pode atribuir tarefas para dar aos alunos uma sensação ainda maior de capacitação.

Todos envolvidos no projeto irão apreciar o poder que é dado na criação de uma sala eficaz, e os alunos vão gostar de ter responsabilidade.

Liderança


O professor deve ser capaz de manter um papel de liderança ao compartilhar certas responsabilidades com os alunos. Discutir maneiras de solucionar um problema faz com que os estudantes sejam mais participativos. 

Os alunos gostam de ouvir a opinião do professor, e desenvolvem um grande respeito por alguém que entende os papéis de poder e autoridade. É o facto de trabalhar em grupo é grande exercício de liderança para os estudantes.

Perfil de professor

Por Carlos Romatti, a realidade do professor de hoje é muito deferente de algumas décadas. Atualmente, o professor ou o profissional de educação deve mas estar atualizado para acompanhar os avanços educacionais e tecnológicos. E isso implica diretamente em muito estudo e leitura. 
Esse constante estudo dá-se o nome de formação continuado, que se baseia na coletividade e na reflexão. 


Dessa forma o professor tornasse o agente da sua formação e a escola local do seu crescimento profissional.

O perfil desse novo professor passa pela necessidade de uma reflexão sobre as práticas pedagógicas que, apos esse processo, devera ser direcionado ao interesse do aluno.

O perfil do profissional de hoje se completa ao assumir que ele também é o próprio produtor da sua profissão, se desenvolver, conhecer seus alunos e refletir sobre seu papel na sociedade. Esses são basicamente os critérios que formam o perfil de novo professor do seculo XXI.

Perfil do professor na sala de aula.

Muitos professores exageram no uso do metodo expositivo: veja aqui as desvantagens deste metodo

Segundo universal brasil 2000, ter uma boa gestão na sala de aulas é essencial para um “ambiente escolar positivo”. Por isso os educadores devem aprender sobre as várias maniras de trabalhar liderança, e como efetivamente aplicar estas técnicas em seus ensinamentos.

Uma parte importante desse processo é intender que há uma diferença entre poder e autoridade.

O poder é compartilhado entre os alunos e os professores, já autoridade da ao professor a capacidade de tomar decisões e decidir com a sala de aula deve ser gerenciada.

Perfil do professor na sociedade


Para Daniel Japiassu, a evolução tecnológica que acontece frequentemente dentro da sociedade, a valorização do conhecimento e as transformações dentro do mundo capitalista fazem que a estrutura e, principalmente, a forma educacional seja modificada.

Existe um grande estímulo para a competição entre as pessoas dentro do mercado de trabalho, isto mostra a consequência de uma sociedade que valoriza somente o capital.

Na minha perspetival pessoal depois das análises feitas e comparadas as ideias dentro da nossa sociedade, infelizmente a figura do professor esta bastante desvalorizada. 

Não é mas visto que este é o transmissor de conhecimento ou mesmo o formador de um cidadão moralizado e correto. Dentro desta forma de sociedade, a figura do professor esta sendo cada vez mas “rebaixada” .

Em algumas instituições de ensino é difícil o professor ter autonomia para fazer um trabalho interessante, o principal interesse destas instituições é o número dos alunos matriculados com o pagamento em dia, casos mais notáveis nas instituições privadas.

O professor, dentro desta sociedade moderna, precisa ser uma figura totalmente adaptável: necessita de artifícios e recursos que devem partir de sua iniciativa, tudo se ele quiser ter condições de dignificar o seu trabalho.

É um cidadão que pode e deve investir no outro, mas a sociedade o vê como mero fornecedor de diplomas. Daniel Japiassú.

 Conclusão


O professor é visto como um espelho da sociedade e o seu perfil deve contribuir para um bom exemplo para os que queiram seguir a carreira docente. 

O professor serve como um guia ou orientador e facilitador, para ajudar a ultrapassar as dificuldades que a sociedade enfrenta no seu dia-a- dia, no entanto, nós os profissionais de educação temos que ser o MIROIR admiração para os nossos educandos uma vez que estes entram na sala de aulas com todas as atenções viradas para os professores na qualidade de educadores ou agentes transmissores de conhecimentos a eles.

Portanto o perfil do professor deve ser o sujeito, tema em referência para as comunidades vindouras.

Assim, os professores devem mostrar todo seu esforço, e empenho possível para garantir o seu respeito, postura e dignidade na sociedade mesmo em condições de trabalho enfrentadas por ele no seu local de trabalho no seu quotidiano.

Em fim o professor deve mostrar o seu valor na sua nobre profissão, trabalhando em salas de construções precárias, de baixo das árvores, salas sem tetos e mais outros obstáculos que desfavorecem a sua tarefa. 

Tudo isso para o seu bem social e para a sociedade, mesmo essa mesma sociedade não valorizando o seu papel.

Finalmente o professor tem de a todo o custo mostrar o seu empenho como o garante da sociedade fazendo-se valer e valer a sua profissão.

  

Dificuldades


Ao desenvolver da nossa pesquisa encontramos enumeras dificuldades em muitos domínios deste tema ˝o perfil do professor no processo ensino-aprendizagem e na sociedade, essas dificuldades nos fizeram ter problemas por esperar os objetivos preconizados provavelmente antes de ir ao campo de pesquisa (ao terreno) o role de ensinar e esta dos estudantes de aprenderem ou adquirirem os conteúdos programados pelo ministério de educação órgão responsável pela aprendizagem, não fácil .

A questão maior e a falta de material didático que facilita na transmissão dos conteúdos aos alunos, ou falta das bibliotecas em escolas do pais com enfoque na escola secundária de Namina onde é o nosso local de trabalho, que essas bibliotecas servem como um lugar de pesquisa cientifica. 

A falta de material, como; Batas dos professores, meios informáticos, salários em atraso, cortes de salários e sem antecedência e sem aviso prévio e sem uma justificação credível, mudanças de carreira, nomeações, progressões dos funcionários, subácidos de horas extraordinárias e outros incentivos que ilustram o bom desempenho e o bom ambiente no seio dos professores.  

As turmas numerosas que contribuem param o mau trabalho do professor por causa do barulho que dificulta a execução educativa. 

A falta das reuniões que essas reuniões em algum momento o professor pode expor os seus problemas e as suas sugestões, a falta de transparência nas avaliações de desempenho do funcionário” professor”. 

De entre outros fatores que desmotiva ao professor na execução da sua mera atividade profissional.

Finalmente o professor tem tido outras dificuldades que depara, esta onde só existe o regulamento que puni somente aos professores como a classe baixa da instituição e não existe um regulamente que possa punir ao corpo diretivo, neste caso os Diretores das escolas, os diretores adjuntos pedagógicos, os administrativos “ os chefes da secretarias das escolas” e outros chefes das repartições dos serviços distritais, chefes das repartições dos recursos humanos e ate aos órgãos superiores do pelouro. 

Onde esses mesmos dirigentes não dão valor ao professor pelo seu desempenho que ate sem receber os seus ordenados conseguem se deslocar ao seu local de trabalho, e que ainda sem receber o seu salario e outros subsídios, o funcionário sente-se obrigado em assinar as fichas das efetividades.

Em virtude destas todas dificuldades os chefes ou dirigentes ainda exigem aos professores assiduidade, pontualidade e ainda a darem uma educação de qualidade rumo ao desenvolvimento,


Proposição


Face as dificuldades que envisajam aos professores, propusemos que o ministério primeiro medidas suceptives para a melhoria e novas formas do tratamento do professor como o garante duma da educação, intensifique medidas de melhoramento para a formação do professor e o ingresso na educação, nomeie dirigentes competentes que executem as atividades com excelência sem a descriminação da cor da pele, cor partidária, religiosa, cultural, tradicional, étnica e outras, etc…

Nomeie dirigem que possam atribuir o mérito aos funcionários segundo as suas atividades profissionais, nomeie ainda os responsáveis da área de administração e finanças da educação com fortes capacidades e altas competências nas execuções dos serviços financeiros.

Capacite aos profissionais dos recursos humanos para a qualidade e eficiência nos tramites dos processos de nomeação, progressões, mudanças de carreira e outras áreas especificas ligadas e estruturadas ao funcionamento da educação, propusemos ainda a construção e o aumento das salas de aulas para descongestionar as turmas numerosas.

Propusemos ainda que haja o uniformes para os professores e qualquer tipo de documento que identifique o funcionário segundo a profissão por ele exercidas, com exemplos dos carrachas de identificação do funcionário e sua atividade em exercícios. 


Propusemos ainda que a atribuição do mérito e dos prémios aos funcionários seja um processo rotativo e não da aproximação da direção das escolas ou outras entidades, em fim propusemos que os diretores das escolas e os seus adjuntos pedagógicos que tenham algumas turmas a lecionar e não passarem o tempo nos gabinetes, isso, para verem o real sacrifício do professor.



Fonte da imagem: jornaltxopela

Enviar um comentário

0 Comentários