Livros da 9ª classe baixar atualizados em pdf

Abaixo disponibilizamos todos os livros da 9ª classe em pdf.
Muito antes de poderes baixar os livros gostaríamos de apresentar um pouco sobre o valor da aprendizagem de cada disciplina bem como os conteúdos que tu poderás encontrar em cada livro ou modulo:
As definições de Aprendizagem:

Segundo alguns estudiosos, a aprendizagem é um processo integrado que provoca uma transformação qualitativa na estrutura mental daquele que aprende. Essa transformação se dá através da alteração de conduta de um indivíduo, seja por Condicionamento Operante, experiência ou ambos, de uma forma razoavelmente permanente.


As informações podem ser absorvidas através de técnicas de ensino ou até pela simples aquisição de hábitos. 

O acto ou vontade de aprender é uma característica essencial do psiquismo humano, pois somente este possui o caráter intencional, ou aintenção de aprender; dinâmico, por estar sempre em mutação e procurar informações para a aprendizagem; criador, por buscar novos métodos visando a melhora da própria aprendizagem, por exemplo, pela tentativa e erro.

Um outro conceito de aprendizagem é uma mudança relativamente durável do comportamento, de uma forma mais ou menos sistemática, ou não, adquirida pela experiência, pela observação e pela prática motivada.

O ser humano nasce potencialmente inclinado a aprender, necessitando de estímulos externos e internos (motivação, necessidade) para o aprendizado.

 Há aprendizados que podem ser considerados natos, como o acto de aprender a falar, a andar, necessitando que ele passe pelo processo de maturação física, psicológica e social.

 Na maioria dos casos a aprendizagem se dá no meio social e temporal em que o indivíduoconvive; sua conduta muda, normalmente, por esses factores, e por predisposições genéticas.

O processo de aprendizagem pode ser definido de forma sintética como o modo como os seres adquirem novos conhecimentos, desenvolvem competências e mudam o comportamento.

 Contudo, a complexidade desse processo dificilmente pode ser explicada apenas através derecortes do todo.


Por outro lado, qualquer definição está, invariavelmente, impregnada de pressupostos político-ideológicos, relacionados com a visão de homem, sociedade e saber.

BIOLOGIA

Biologia 9ª classe: conteúdos:

  • 1° Unidade: Introdução ao Estudo das plantas
  • 2º Unidade: A vida das plantas
  • 3º Unidade: Metabolismo das Plantas
  • 4º Unidade: Reprodução das Plantas
  • 5ºUnidade: Crescimento, desenvolvimento e Regulação 
  • 6ºUnidade: O solo

EDUCAÇÃO VISUAL

A Educação Visual constitui-se como uma área de saber que se situa no interface da comunicação e da cultura dos indivíduos tornando-se necessária à organização de situações de aprendizagem, formais e não formais, para a apreensão dos elementos disponíveis no niverso Visual.

Desenvolver o poder de discriminação em relação às formas e cores, sentir a composição de uma obra, tornar-se capaz de identificar, de analisar criticamente o que está representado e de agir plasticamente são modos de estruturar o pensamento inerentes à intencionalidade da Educação Visual como educação do olhar e do ver.

A compreensão do património artístico e cultural envolve a percepção estética como resposta às qualidades formais num sistema artístico ou simbólico determinado.

Estas qualidades promovem modos de expressão que incluem concepções dos artistas e envolvem a sensibilidade daqueles que as procuram.


QUÍMICA

Estudo de química e seus objectivos:

Adquirir o saber sólido sobre factos importantes, noções básicas, leis e teorias da química, os métodos de trabalho científico no ensino da química;

Conhecer alguns exemplos de aplicação de conhecimentos na indústria, na agricultura e na vida diária;

Conhecer a relação entre o desenvolvimento do país e a ciência química.

Podem aplicar o seu saber no princípio de Le Chatelier, para o equilíbrio químico para a solução aquosa;

Capacidades são actividades para a realização de processos interactuais como a análise, síntese, generalização e conclusão na base do saber adquirir;

Os alunos podem determinar as propriedades dos elementos e dos compostos na base do saber, aplicando conhecimentos sobre o SPE e a estrutura atómica;

Capacidades são componentes de actividades de desenvolvimento nas aulas com base na realização de exercícios e tarefas (por exemplo a aplicação de regras de linguagem química);

As principais linhas gerais da química são:

 Substâncias (matéria)
 Reacções químicas.

Outras linhas do ensino da química são:

Aplicação das substâncias e métodos industriais da sua obtenção;

Apresentação de substâncias e reacções químicas com base em símbolos e fórmulas (linguagem química);

Observação quantitativa de substâncias e reacções químicas (cálculos químicos baseados na estequiometria);

Experiências como meio para o reconhecimento de substâncias e reacções químicas.

Estas linhas não existem separadamente, elas formam uma unidade funcional no processo do ensino e aprendizagem do ensino da química;

Cada uma destas linhas tem implicações práticas no processo de realização do processo de ensino e aprendizagem, quanto à forma de planificação de um determinado conteúdo.




FÍSICA


Finalidades propostas nos programas actuais de Física nas escolas evidencia a lógica descrita acima, pois no quadro dos objectivos gerais da educação, o ensino da Física nas escolas é construído para responder às exigências como:


 a) Constituir a formação comum que os estudantes recebem como forma de cultura geral, de apropriação de conhecimentos, de desenvolvimento de qualidades associadas à observação, à análise, à imaginação e à habilidade manual;


 b) Embasamento para aqueles que desejam se orientar na direção da aquisição de uma qualificação profissional determinada, permitindo que, no momento oportuno, tais estudantes apresentem uma bagagem científica indispensável para a pretensão dos estudos específicos.

👉LIVRO NOVO BAIXAR

GEOGRAFIA
O estudo da geografia em Moçambique tem as seguintes finalidades resumidamente:


Finalidades patrimoniais, cívicas e culturais

Visam contribuir para a formação de um cidadão activo, Informado, tolerante, e que, tenha uma boa base de conhecimentos cívicos, patrimoniais, ambientais e o um bom relacionamento com os outros povos do mundo.

Entanto que futuro cidadão, a geografia deve ajudar ao aluno a compreender as interacções geográficas que podem ajudar a explicar os diferentes fenómenos naturais como os inundações, secas, fome que devasta o país, ano após ano.

 Assim, o futuro cidadão aprenderá a melhor reagir e encontrar soluções locais que possam ajudar a fazer face a estes problemas. Visam o desenvolvimento de hábitos e costumes socialmente aceitáveis.

BAIXARLIVRO

HISTÓRIA
A história deve desempenhar um papel na formação do indivíduo mas, passa por questões de inegável importância na didáctica desta disciplina como a consecução geral da história que se deve estudar a interdisciplinaridade com as outras disciplinas da área das ciências humanas e sociais; 


As finalidades e objectivos do seu ensino;

Os conteúdos programáticos que devem ser ensinados; os métodos utilizados no ensino;

Os meios a adoptar a ultrapassar os problemas actuais do seu ensino e a qualidade dos manuais escolares.

Em qualquer destes aspectos notam-se divergências, mas existe uma preocupação comum nos vários sectores empenhados no ensino de história, que circunscreve-se em elevar o nível e ampliar as bases científicas da história que se faz e que se ensina.

Existem diversos graus de compreensão histórica que respondem a diversidade das finalidades educativas dos vários níveis de ensino por esta razão teremos várias formas de ensinar a história de acordo com o nível de desenvolvimento dos alunos e as finalidades do ciclo de estudos

BAIXARLIVRO



INGLÊS

Devidas as relações de cooperação que o nosso pais tem com outros países do mundo e da Africa Austral no geral na minha óptica surge a necessidade da implementação desta disciplina nas escolas.

Tenho que admitir que tem sido uma quebra Cabeça para muitos alunos e estudantes Moçambicanos, inclusive até eu que estou escrevendo já passei por isso.

BAIXARLIVRO

MATEMÁTICA

Os valores formativos desta disciplina envolvem aspectos cognitivos, metacognitivos e afectivos.

Incluem as capacidades de raciocinar matematicamente, relacionar conceitos, usar definições, fazer demonstrações e resolver problemas, mas também construir e aperfeiçoar modelos matemáticos e discutir a aplicação desta ciência a situações de outras ciências ou da vida quotidiana.

Incluem, igualmente, a capacidade de comunicar e interpretar ideias matemáticas expressas oralmente e por escrito.

Incluem ainda o desenvolvimento no aluno do seu próprio auto controlo e autoconceito como pessoa capaz de usar com desembaraço as ferramentas e ideias matemáticas, estabelecendo uma relação positiva com esta disciplina.

Considerando a Matemática como elemento dinâmico da cultura da nossa sociedade, deixamos de a conceber como objecto já construído que é preciso apreender e passamos a considerá-la como uma forma de pensamento aberto.

Cujo domínio deve ser desenvolvido em todos os alunos, respeitando a sua autonomia e o seu ritmo.

DOWNLOAD

PORTUGUÊS 9ª CLASSE

Este estatuto atribuído à língua portuguesa no nosso país vem já do tempo da luta de libertação nacional.
 Surgiu como língua operacional do consenso de que constituía um instrumento que, além de evitar decisões linguísticas que perigassem a unidade alcançada, permitia o melhor conhecimento do inimigo, durante a luta armada. 

Associada a esta razão, surge outra em que se considera esta língua mais apta para a “transmissão do conhecimento científico” uma vez que se visava garantir a elevação do nível científico de todo o povo de uma maneira rápida que não podia compadecer-se dos atrasos que traziam as línguas moçambicanas na terminologia técnico-científica.

No nosso país, na altura da independência, em Junho de 1975, apenas uma minoria da população dominava a língua portuguesa.
Dessa minoria, por razões de ordem histórica e social, apenas um reduzido número de falantes a possuía como língua materna.



fonte:soudemoz
baixar livros da 9a classe

O sitio de ensino coletou estes livros:
Você pode baixar também os seguintes livros por classe: 👉8ª classe| 10ª classe| 👉11ª Classe| 👉12ª classe

Livro de física 9 classe pdf download, livros da 9• classe, baixar livros da 9 classe pdf, manual de geografia 9 classe pdf, http co mz, livros historia pdf download, física pdf livro, livro de historia 9 classe, filosofia, livro de quimica da 9 classe, livro de inglês 9 classe,  Moçambique, livro de biologia cesar e sezar download, livro de química longman pdf, livro de noções de empreendedorismo pdf,  livros da plural editores pdf, livro de biologia da 9 classe, biologia molecular da célula, curso de biologia pdf, baixar livro de biologia da 9 classe, livro de matemática 9 classe pdf, livro de física 9 classe pdf download, livro de matemática 9 classe Moçambique, manual de geografia 9 classe pdf, livro de agropecuária 9 classe pdf Moçambique.

Enviar um comentário

10 Comentários

  1. Anónimo22:10

    Consigui. Graças a Deus E a este VCS obrigado

    ResponderEliminar
  2. Anónimo16:16

    Continuem assim ajudando os estudantes força.

    ResponderEliminar
  3. Anónimo20:23

    Consegui modulos TAMBEM

    ResponderEliminar
  4. Anónimo20:24

    Não consegui baixar os proprios livros, PODE me mandar os links?

    ResponderEliminar
  5. Anónimo20:24

    Estao de parabens muita força ai jovem

    ResponderEliminar
  6. Anónimo14:14

    Thanks!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. NÓS AGRADECEMOS PELOS COMENTÁRIOS MOTIVADORES

      Eliminar
  7. Anónimo17:14

    Eu também não tou a conseguir baixar o próprio livro podem mi ajudar

    ResponderEliminar

Deixe o seu comentário aqui