HISTORIAReinosReinos e Impérios

A formação do império de Mutapa (1440 a 1450)

Aqui vais aprender como se formou este grande império de Mutapa e como estava organizado. em apenas um pequeno resumo iras aprender descobrir também os reinos conquistado pelo Mwenemutapa.




O Império de Mutapa




Sabes oque significa Mwenemutapa? Discute isso com teu colega, podendo apoiar-te em livros entrevista e outros meios.

A formação do império de Mutapa 1440 a 1450

 O império de Mutapa formou-se entre 1440 a 1450, período em que o grande Zimbabwe foi a abandonado pela maior parte dos seus habitantes. São pouco claras as razões do abandono.




Nyansimba Mutota, chefes que antes vivia no grande Zimbabwe, também abandonou-o com um grupo de guerreiros seus familiares em direcção ao norte. Foi estabelecer-se na região do donde, no vale do Zambeze, depôs da invadir e conquistar a região, criando assim, Entre-Os-Rios.

Mozoé e Luía, o centro do novo estado, chefiado pela dinastia dos Mwenemutapa. O núcleo que chefiava o grupo invasor, o que deu origem a esta dinastia, que desde o início passou a ser aristocracia dominante, explorando e dominando as populações que antes vivia naquela região do vale Zambeze.

BAIXE TAMBEM:  Os estados Marave

A região do vale Zambeze permitia acesso ao mar, facilitando assim o comércio com árabe.




Mutota continuou com suas actividade de invasão e conquista de terras. Conquistou pequeno reino vizinho, sendo de destacar o Reino dos tonga do vale do Zambeze, povo que não falava língua karanga-chona, língua falada pela maioria do povo do império e pelos tomara.

Mutota passou a ser considerado chefe máximo da região. Em chona, língua local, chefe é designado por Mwene. Assim Mutota passou a ser conhecido por Mwenemutapa, que significava chefe de Mutota e de todos os chefes.




Foram vários reinos conquistado, que passaram a ser controlados pelo poder central dos Mwenemutapa.

Eram conhecidos por estado vassalo, e eram sedanda, Quissanga, Quiteve, Manica Bárue  Manguve  e outros de menos importância.

Os seus chefes pagavam tributos ao Mwenemutapa reinante [aquele que governavam no momento]. Em 1450, Matope sucedeu seu pai Mutota.

 

Actividade

Assinala com  [V] as afirmações verdadeiras e com  (F) as falças :

 

  1. O império de Mutapa formou –se entre 1440 e 1450.
  2. O império de vários impérios não possuía estados vassalos.
BAIXE TAMBEM:  O Reino de Manyikeni

 

Recordemos

O império de Mutapa foi um vastos império, resultante de vários conquistas e dominação de Mutapa de vários reinos passaram a ser controlados centralmente.




Bibliografia:

NHAPULO, Telésfero de Jesus . BILA, Helena 

5. classe. Eu e os Outros

Leave a Response

error: Content is protected !!