Artigos

Exame de Metodologia de ensino de Ciências Sociais 1ª Época/ 2010

Exame de Metodologia de ensino de Ciências Sociais 1ª Época/ 2010

Este exame contem quatro (4) perguntas. Responda-as na sua folha de respostas. Na margem direita está indicada, entre parênteses, a cotação de cada pergunta em valores

 

1.Os formandos das Instituições de formação de Professores, adquirem conhecimentos, metodologias e estratégias para leccionar.

  1. a) Identifique o objecto de estudo da metodologia de ensino de ciências sociais (MECS). (1,0)
  2. b) Mencione quatro (4) vantagens que a disciplina traz para o futuro professor. (2,0)
  3. 2. O Currículo do ensino básico tem 7 classes organizado em 2 graus. O primeiro grau esta divido em dois ciclos, sendo o primeiro correspondendo a primeira e 2 classe e o 2º a 3ª , 4ª e 5ª classe. O segundo grau correspondendo a 6ª e 7ª classe. In PCEB, 2008:24.
  4. a) Quais são os ciclos e classes que se lecciona a disciplina do Ensino de Ciências Sociais do ensino básico? (0,5)
  5. b) Indique 4 exigências que o novo currículo apresenta no tratamento dos conteúdos programados. (2,0)

3 Tentamos atingir a população nativa em extensão e profundidade para ensinar ler, escrever, e contar, mais não para fazer doutores… As escolas são necessárias sim, mas as escolas onde ensinam os nativos o caminho da dignidade humana e a grandeza da nação que os protege, Cardeal D. Goveia; e Mondlane Eduardo; Lutar por Moçambique; 195:56.

  1. Identifique o período em que se refere o trecho.                               (0,5)
  2. Mencione dois (2) objectivos de ensino de ciências sociais neste período.                                     (1,0)
  3. Nos últimos anos Moçambique tem sido assolado pela ocorrência de sismos.
  4. O que entendes por sismo?                                                                                                                 (0,5)
  5. Identifique uma região do país que tenha ocorrido sismos.                                                              (0,5)
  6. Os dados estatísticos do último recenseamento geral da população e habitação, indicam que Moçambique é essencialmente habitado por população jovem.
  7. Apresente três desvantagens de uma população jovem.                              (1.5)
  8. Mencione quatro (4) acções que poderiam desenvolver para reduzir os impactos do HIV/SIDA.                                                                                                              (2,0)
  9. Nos finais dos séculos XIX, os europeus passaram a ocupar efectivamente o continente Africano. Foi neste contexto que muitos lideres Africanos reagiram demonstrando a sua oposição contra esta ocupação.
  10. Identifique três (3) líderes de resistência em África.                           (1,5)
  11. Quis as razões que levaram ao fracasso destas resistências?                                                      (1,5)
  12. As visitas do estudo tem um papel importante na disciplina de Ciências Sociais, elas permite que os alunos estudem a região e adquiram noções gerais, assim como permitir o desenvolvimento da observação, curiosidade, interesse pelas ciências sociais pela natureza e vida económica que os rodeia ”. in: Duarte Stella e Língua Januário, alguns fundamentos sobre MEG.

– Tendo em conta a visita de estudo, elabore um guião para que os alunos de 6ª classe possam realizar uma visita de estudo a um lugar histórico tomar em consideração a localização do IFP.                                                                                                     1,5)

  1. A planificação é fundamental para actividade do docente.
  2. a) Quais os elementos de uma aula.                         (2,0)
  3. b) Enumere as vantagens que o PEA tem ao se realizar ao planificar uma aula.  (2,0)
BAIXE TAMBEM:  Baixar livro de química 12ª classe em pdf

 

Fim

 

 

 

Leave a Response

error: Content is protected !!