Exames de Admissão IFP 2016 em pdf

Vais poder baixar tambem os exames de 2015, 2016, 2018 e 2019, vamos postar futuramente os exames do IFP 2020 e 2021.

Exames de Admissão IFP

O Curso de Formação de Professores Primários, em exercício, via Educação à Distância, funciona num  sítio denominado Núcleo Pedagógico, sob a responsabilidade de um TUTOR

Objectivos do Curso 

Formar  professores do Ensino Primário, em exercício, à distância, sem afastá-los das suas  famílias. 

Clientela-alvo

·     Todos os docentes de N4

·     Todos os docentes com 10ª classe ou equivalente sem formação psico-pedagógica

Nível do Curso

Nível médio do ensino Técnico Profissional (docentes de N3). 

Metodologia e Duração

O IEDA fornece materiais auto-instrucionais para a auto-aprendizagem ( módulos ) que possibilitam o estudo autónomo do cursista com a duração máxima de 3 anos.

Tudo dependerá da experiência e do rítmo próprio de cada cursista para que a conclusão se dê em menor ou maior período de duração. ​   

O Núcleo Pedagógico está disponível a todos os cursistas de Terça a Sábado. O cursista estuda sozinho, porém, a não comparência ao Núcleo Pedagógico (NP) a 10 (dez) sessões consecutivas, previamente marcadas pelo tutor, sem justificação, implicará a sua exclusão do curso e o cancelamento  da sua matrícula.

Estão previstos 65 módulos auto-instrucionais para todo o curso, com carga horária de 4140 horas de estudo, que o cursista deverá realizar no período máximo de 3 anos. Portanto, o cursista concluirá o curso se for aprovado nos 65 módulos. Caso reprove em alguma avaliação referente a qualquer um dos módulos o cursista deverá repetí-lo, até esgotar as 3 tentativas a que tem direito em todas as disciplinas. No acto de levantamento de qualquer módulo de Formação Geral o cursista pode solicitar ao Tutor a realização de uma pré–avaliação referente a esse módulo.

Como se vê, um rápido sucesso dependerá da dedicação e do interesse do cursista para com os estudos. Quando o cursista tiver dificuldades de aprender os conteúdos que constam dos módulos, o Tutor, no Núcleo Pedagógico, o atenderá de Terça a Sexta-feira. Sábado é o dia da realização de encontros pedagógicos; de avaliações e de outras actividades de interesse do cursista e do NP.

Nesses dias da semana, os cursistas poderão dirigir-se ao Núcleo Pedagógico para estudar com outros colegas, tirar dúvidas e conversar com o Tutor para saber se já estão em condições de fazer a prova correspondente ao módulo que estão a estudar.   ​

Um diagnóstico feito antes de 1996, a nível nacional, verificou-se que haviam cerca de 15000 Professores primários trabalhando sem formação Psico-Pedagógica. Em Novembro de 1996 foi lançado o curso Básico de Formação de Professores Primários via ensino à distância.

O Curso foi extinto em Dezembro de 2011 depois de se verificar que não haviam mais professores do nível básico sem formação psico-pedagógica.   

​Objectivos do curso

Formar Professores do EP1, em exercício, à distância, sem afastá-los das actividades docentes que estão a exercer.

Nível do curso

Conclusão da 7ª classe (EP2) mais três anos de formação profissional especifica (nível básico do ensino técnico profissional).

Como Funciona o Curso

O Curso de formação de professores do EP1, em exercício, via Educação à Distância, funciona num sítio denominado Núcleo Pedagógico, sob a responsabilidade de um orientador de estudos, denominado TUTOR. O Núcleo Pedagógico está disponível a todos os cursistas durante as quartas e sextas-feiras, bem como aos sábados e domingos. A frequência dos cursista ao Núcleo Pedagógico não é obrigatória, salvo durante os sábados e domingos, quando haverá as OFICINAS PEDAGÓGICAS (estágio supervisionado) e quando também serão aplicadas as avaliações (PROVAS) correspondentes a cada módulo estudado durante a semana. Estão previstos 50 (cinquenta) módulos auto-instrucionais para todo o curso, com carga horária de 2.600 horas de estudo, que o cursista deverá realizar no período máximo de 4 (quatro) anos. Portanto o cursista concluirá o curso quando for aprovado nos 50 (cinquenta) módulos auto-instrucionais. Se houver reprovação em algum dos módulos auto-instrucionais, o cursista deverá repeti-lo. Como vê, o rápido sucesso dependerá da dedicação e do interesse, bem como das experiencias e vivencias do cursista. Quando o cursista tiver dificuldades para aprender os conteúdos que constam dos módulos auto-instrucionais, o TUTOR o atenderá às quartas, quintas e sextas-feiras. Nesses dias da semana, os cursistas poderão comparecer ao Núcleo Pedagógico para estudar com outros colegas, sanar dúvidas com o tutor.

Matrículas

Em cada Direcção Provincial de Educação e Cultura funciona uma Supervisão Provincial, à qual são subordinados os Núcleos Pedagógicos.

Em sua jurisdição, essa SUPERVISÃO está encarregue de convocar os professores do EP1, em exercício, matriculando-os, conforme o Regulamento do Curso aprovado pelo Ministério da Educação.​

Enviar um comentário

0 Comentários