PORQUE ESCOLHER CURSO DE MEDICINA DA UEM? Descubra

Veja onde vai trabalhar um graduado em medicina na UEM e os objectivos do curso de medicina.

PORQUE ESCOLHER CURSO DE MEDICINA?

Neste artigo com certeza vamos sanar muitas dúvidas em relação ao curso de medicina da UEM. Mas antes de usarmos o método invasivo o que não é nosso objectivo confira a missão e visão da UEM.

 

UEM VISÃO MISSÃO:

Actualmente, a Universidade Eduardo Mondlane tem como visão e Missão:

Ser uma universidade de referência nacional, regional e internacional na produção e disseminação do conhecimento científico e na inovação, destacando a investigação como alicerce dos processos de ensino-aprendizagem e extensão.

 Produzir e disseminar o conhecimento científico e promover a inovação através da investigação como fundamento dos processos de ensino aprendizagem e extensão, educando as gerações com valores humanísticos de modo a enfrentarem os desafios contemporâneos em prol do desenvolvimento da sociedade.

 No âmbito dos esforços que vêm sendo feitos para se assegurar a excelência e qualidade na área de ensino, investigação e extensão.

 A Universidade Eduardo Mondlane iniciou uma Reforma Curricular cujo objectivo é a introdução de cursos relevantes, que permitem formar graduados que respondam, da melhor forma, as necessidades do mercado de trabalho e da sociedade em gera.

 A Universidade Eduardo Mondlane, como resultado deste trabalho, desenhou  novos currículos dos cursos considerados relevantes que vinha oferecendo, assim como a introdução de novos cursos identificados através de um processo de consultas ao mercado de trabalho e a sociedade no geral.

 

Curso de medicina da UEM é bom? Descubra

Este artigo escrevemos especialmente para você que ainda está indeciso na escolha de um curso na UEM, pelo contrário não estamos aqui para desmotivar muito menos desviar as mentes de vários estudantes moçambicanos, não.

Com certeza desviar não é a palavra certa para aplicar, logo seria:

 Não estamos aqui para poluir a mente de estudantes moçambicanos em negrito.

 Então vamos apresentar aqui alguns itens do curso de medicina da UEM, primeiro veja a descrição da faculdade na qual o curso de Medicina pertence.

 

FACULDADE DE MEDICINA UEM

A Faculdade de Medicina da Universidade Eduardo Mondlane oferece o Curso de Licenciatura em Medicina desde 1963 e já graduou mais de mil médicos no país.

Até meados de 1990 era a única instituição no país responsável pela formação de médicos.

Ao longo de cerca de meio século de existência, a Faculdade de Medicina da UEM passou por várias reformas académicas e administrativas de acordo com os desafios e especificidades das diferentes épocas da história do país.

Por isso ela é um repositório de experiências e competências acumuladas nos intervenientes, nos processos e na memória institucional.

O objectivo de excelência na formação de médicos e outros profissionais de saúde é atribuído a Faculdade e a guia nos passos quando avaliados os processos de ensino-aprendizagem e traçar as metas para o futuro onde se espera-se introduzir novos cursos.

A produção científica (conhecimento novo) e o ampliar do leque de serviços que oferece à sociedade moçambicana são pontos altos da agenda da Faculdade, como pilares que alicerçam o desempenho da mesma.

 Endereço: Av. Salvador Allende Maputo Moçambique

Trecho retirado do catálogo dos cursos da UEM versão 2016.


CURSO DE MEDICINA DA UEM MOÇAMBIQUE

  • Grau conferido: Licenciatura
  • Duração: 4,5 anos
  • Créditos: 270 
  • Requisitos de acesso 12ª Classe do Ensino Geral ou equivalente;
  • Aprovação no Exame de Admissão nas disciplinas de Biologia e Química.

NOTA: Dados relativos ao catálogo  de cursos da UEM 2016, se actualize com o link:

FONTE: www.uem.ac.mz

 

OBJECTIVOS DO CURSO DE MEDICINA UEM

 Objectivo do curso e perfis ocupacionais:

O curso que se designa por Licenciatura em Medicina tem como finalidade de habilitar profissionais de nível superior no ramo da Medicina Humana com o grau de Licenciados,

 A actuarem como clínicos gerais ou a especializar-se cumprindo ulteriormente um programa específico de forma profissional e a prosseguirem com empenho um esforço de actualização e aprofundamento ao longo de toda a sua carreira profissional.

 

PORQUE ESCOLHER CURSO DE MEDICINA DA UEM? Descubra

Certamente que cada curso é um curso, a pessoa escolhe consoante os seus objectivos e foco bem como a sua capacidade, seja cognitiva ou financeira.

 É claro que todos cursos da UEM, são Mega tops, razão pela qual é uma das universidades que já esteve na lista das melhores em África e numa referência mundial, devido a qualidade de leccionação em todos cursos.

 E se a memória não me foge é a universidade mais concorrida do país, em suma é o Harvard de Moçambique ou Oxford (tanto faz se é ironia ou não). Mas a verdade é essa.

Por essa razão logo no princípio agente disse que não estamos aqui para poluir a mente de ninguém, apenas buscamos trazer um pouco das descrições do curso de medicina da UEM.

 

Em suma:

Até meados de 1990 a UEM, era a única instituição no país responsável pela formação de médicos.  

Ao longo de cerca de meio século de existência, a Faculdade de Medicina da UEM passou por várias reformas académicas e administrativas de acordo com os desafios e especificidades das diferentes épocas da história do país.

 Por isso ela é um repositório de experiências e competências acumuladas nos intervenientes, nos processos e na memória institucional.

Cada curso é um curso, a pessoa escolhe consoante os seus objectivos e foco bem como a sua capacidade, seja cognitiva ou financeira.

Caro estudante escolha aquele curso que se encaixe melhor em você nada de escolhas emocionais.

Neste caso cada opinião poderá enriquecer melhor este artigo lá nos comentários. Todo mundo sai ganhando: conhecimento aqui, ali junto para um Moçambique melhor.

 

ÁREAS DE ACTUAÇÃO DOS GRADUADOS EM MEDICINA UEM

 Você pode estar se perguntando: possas se eu estudar 5; 6 ou 7 anos Medicina na UEM, tanto faz pois o número de anos depende do esforço de cada um.

 Qual será a minha área de actuação?

 Os graduados em Medicina estarão habilitados a exercer as suas actividades tanto em Instituições Públicas como Privadas, nas seguintes áreas:

  • Saúde;
  • Hospitais Centrais, Provinciais, Gerais e Rurais;
  • Centros de Saúde;

  • Juntas de Saúde;
  • Centros de Investigação;
  • Centros de Medicina Preventiva;
  • Consultórios Médicos;

  • Assistência ao domicílio;
  • Saneamento do meio e defesa ao meio;
  • Educação;
  • Faculdade de Medicina;
  • Centro de Formação;
  • Defesa;
  • Serviço Médico Militar;
  • Justiça;
  • Medicina Legal.

 Todas essas áreas com um único certificado que legal gentxi.

 Este artigo foi desenvolvido com base no catalogo de cursos da UEM 2016, no entanto muita calma, algumas informações sobre o curso de medicina da UEM poderão ter sido alteradas, razão pela qual é melhor sempre visitar o site da UEM para colher informações plausíveis e actualizadas.


ALERTA BREVE:

E deixar bem claro que este site não faz parte da UEM, apenas de uma equipe de blogueiros que trabalham em conjunto para ajudar estudantes na construção do conhecimento. Isto porque? Existe gente que nos liga pensando que fazemos parte da UEM. Não,. Não

  


Enviar um comentário

0 Comentários