Forma e função–EVT–10ª classe

Texto de apoio sobre forma e função 10ª classe


Aulas da disciplina de educação visual 10ª classe

Neste artigo falaremos dos seguintes temas de forma resumida, em casos de dúvida pedimos que deixe seu comentário no fim deste post:

1. forma (definição e classificação das formas)

2. Relação forma e função;

3. Design;

4. Antropometria;

5. Ergonomia;

6. Ecologia;

7. Embalagens

7.1. Planeamento e criação de protótipos de objectos de uso corrente;

7.2. Características;

7.3. Regras de execução de uma embalagem;

8. baixar módulo de educação visual da 10ª classe em pdf.

Forma definição


Formas e função
Imagem: Sítiode-ensino

É a configuração exterior de um objecto ou de um corpo que se caracteriza pelos elementos a saber: cor, textura, estrutura e tamanho. Ao observarmos a natureza podemos encontrar diferentes formas, que podem ser planas ou volumétricas.

As folhas das plantas enquadram-se nas formas planas por serem bidimensionais, podendo ter várias linhas do seu contorno, mas as suas características gerais mantém-se.

Os animais, objectos e frutas são tridimensionais porque apresentam volume. Estas formas podem ser naturais e artificiais.

Classificação das formas


As formas podem ser classificadas da seguinte maneira:

Formas naturais

Consideram-se formas naturais aquelas que foram criadas pelo Homem. Estas são determinadas pelas leis da natureza, ou seja, antes do homem pensar em construir algo, a natureza já criara espontaneamente todo o tipo de formas.


Formas artificiais

Estas surgem através da produção humana, ou seja, o homem foi obrigado a criar as suas formas em objectos de uso quotidiano contudo para melhorar a sua qualidade de vida.

Relação forma-função


As formas existentes, sejam elas naturais ou artificiais, estão ligadas a uma dada função. As que o homem cria, têm vindo a ser aperfeiçoadas de modo a desempenharem melhor as suas funções.

Quando fabricamos um objecto, devemos procurar responder à necessidade específica comum a todos os seres humanos e com funções utilitárias bem definidas. Para que qualquer objecto seja feito passa necessariamente por um processo chamado design.


Design


É uma palavra de origem inglesa e entende-se como sendo o projecto, plano, intenção ou desenho. Esse termo refere-se ao processo técnico e criativo do desenho de um artefacto. Designer é o indivíduo que pratica o design.

Exemplo de design/desenho:


Fonte: MULTIVISION

Para conseguir que o design cumpra a sua função, tem que ter uma atitude de investigação, baseada nas necessidades das pessoas e nos ensinamentos da ergonomia, antropometria e ecologia.

Antropometriaexpressão de origem grega, sendo, antrophos = homem e metro = medida. Ciência que estuda os valores métricos do corpo humano; adequando deste modo as medidas do ser humano a dos equipamentos que este utiliza no seu quotidiano.
Ex; cadeira de rodas, mesa de computador etc.

Ergonomiaexpressão de origem grega: Ergon = trabalho. Ciência que estuda um conjunto de situações que proporcionam bem – estar físico ao ser humano no seu ambiente de trabalho contribuindo para melhorar o rendimento do trabalho executado.

Ecologiaé a ciência que estuda a relação entre os seres vivos e meio físico e biológico que nos rodeia.

Os objectos podem ser discriminados de acordo com a sua função. Ela pode ser prática, estética e simbólica.

    Função prática – a forma do objecto relaciona-se essencialmente com os aspectos físicos do próprio uso.

    Função estética – a forma do objecto relaciona-se somente com os aspectos artísticos da criação. As obras de arte têm uma função estética porque foram concebidas para ornamentar.

     Função simbólica – os objectos funcionam sobretudo como símbolos. Os adornos que os reis africanos colocam na cabeça servem para representar o seu título de rei, chefe. A coroa de «Miss Universo» é meramente simbólica.

Embalagem


Planeamento e criação de protótipos de objectos de uso corrente

Uma embalagem é um pacote que tem como função conter e proteger um objecto, um produto, até chegar ao consumidor. Uma embalagem deve ser mais do que uma caixa para conter algo. Ela deve ser pensada e estudada ao nível da forma, função e nível estético, ou seja, imagem.


Características

      Deve ser resistente ao choque e a        temperaturas;
       Deve ser leve;
       Deve proteger o produto;
       Dever ter uma abertura fácil.

      Quanto a sua forma, a embalagem deve ser atraente, bonita, criativa e funcional. Toda embalagem, quando planificada, toma o volume, ocupando o espaço tridimensional.

   As embalagens são feitas de vários materiais tais como; vidro, material metálico, plástico, madeira, papel prateado, cartão, etc.

Regras de execução de uma embalagem


     Planificar a embalagem desenhando-a no plano;
      Recortar o planificado;
      Picotar ou vincar as dobras;
      Dobrar e colar quando necessário.

                                                                                  BAIXAR MÓDULO DE EDUCAÇÃO VISUAL 10ª CLASSE

  

Publicar um comentário

0 Comentários